segunda-feira, 28 de junho de 2010

Salvador Notícia Nacional




Últimamente a capital baiana virou notícia-nos grandes veículos de comunicação nacional, nunca visto antes neste país. Seja pela chuva e desabamento de encostas, pela dengue, pela meningite, a mais grave de todas é a meningite C.
A Bahia por não ser um Estado planejado, esta exposto a todos os tipos de vulnerabilidade. E nos perguntamos: o que esta sendo feito pelos nossos governantes? Que fazem questão de nos lembrar que temos obrigações nas urnas de quatro em quatro anos e mais nada!

Só no ano passado a dengue foi um surto no Estado que registrou nas primeiras nove semanas de 2009, segundo a (SESAB) Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, cerca de 21.407 casos, um aumento de 270% com relação ao ano de 2008. O número de mortos chegou a 55 até o mês de julho. O índice é o mais alto desde 1995, quando a dengue foi considerada epidêmica e começou a ser contabilizada no Estado.

Já os casos de meningite de janeiro até o inicio de maio deste ano já somam 89 casos, 63 só na capital baiana, com um total de 29 pessoas mortas sendo 23 só em Salvador. Geralmente a faixa etária é de pessoas entre 10 e 14 anos. A secretaria de Saúde do município de Salvador alega que ainda não estamos vivendo um surto da doença, pois o Ministério da saúde estabelece que se configura surto quando a incidência é de 10 por 100 mil habitantes. Salvador tem uma incidência de 2,2 por 100 mil habitantes. Isso significa que mais pessoas terão que morrer para as autoridades competentes assumirem suas responsabilidades. A constituinte de 1988 alega que saúde é um direito de todos e de dever dos Estados, quanto tempo mais teremos que esperar para esses direitos serem garantidos.


Por Fernanda Mattos
Estudante de Jornalismo e Menbro do Instituto Midia Étnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário