domingo, 7 de agosto de 2011

Basta de violência !!! Capital e interior pedem socorro !!!


A taxa de homicídios em Salvador - 61 por 100 mil habitantes - é 5 vezes maior da que a ONU estabelece como suportável para grandes cidades: 12 por 100 mil. Os números em todo estado também são altos: 36 por 100 mil habitantes.



Pelo segundo ano consecutivo a Bahia de TODOS NÓS (???) registra o maior numero de casos de homicídios de homossexuais, em todo o Brasil.



Na maioria dos bairros da capital baiana, moradores vivem com medo de sair de casa. As estatísticas oficiais explicam este sentimento: nos últimos cinco anos, o número de homicídios cresceu 50% na Bahia. E, em Salvador, o aumento foi de 70%.



Por 25 anos, o módulo policial funcionou nos bairros como posto de socorro da segurança pública. Era o primeiro lugar que os moradores buscavam nos momentos de perigo, quando se sentiam ameaçados ou atingidos pela violência.



Com a desativação desses módulos, os índices de violência nos bairros aumentou consideravelmente. Os carros de polícia fazem ronda mas a população não se sente segura. Há uma unanimidade em relação a importância da reativação dos módulos mas o governo, embora eleito para servir ao povo, lamentavelmente se recusa a ouvi-lo. Os líderes comunitários dizem que na época dos módulos a população se sentia protegida. Para os moradores de bairros como o Acupe de Brotas , onde a violência era praticamente inexistente quando o módulo funcionava. As viaturas chegam apenas depois do crime acontecido. Já os módulos servem para inibir as ações dos criminosos.



No interior da Bahia, uma onda de assaltos a bancos tem apavorado as pequenas cidades. Os bandidos utilizaram dinamites para explodirem caixas eletrônicos e fogem, sem ao menos serem perseguidos. Isso acontece porque essas cidades, em sua maioria, não tem a mínima estrutura, nem de pessoal e nem de equipamentos para combater ou mesmo prevenir os crimes. É uma media de três policiais por cidade. Isso parece uma piada mas não é.



O Governo faz investimentos como a implantação de programas de proteção ao cidadão e da implantação de UPP em Bairros contaminados pelo trafico, como o Calabar. Investe em efetivo policial na capital e Região Metropolitana, dois mil novos policiais militares, segundo o próprio governo, mas igual aos governos anteriores, não consegue trabalhar com prevenção, apenas com combate. Precisamos de ações de prevenção. A Lógica não pode ser apenas de combate. Fazer investimento público em programas e campanhas de prevenção, democratizar a segurança no sentido de interiorizá-la para todo estado, é o que se espera de um governo que tem como slogan, “UMA BAHIA DE TODOS NÓS”.



O MOVIMENTO SALVADOR PELA PAZ solidariza-se com a população de Salvador , também com o interior. Para o Coordenador da ONG, sediada na capital,o Sr. Jupiraci Borges “ a capital e o interior estão as moscas e jovens que poderiam estar estudando estão sendo cooptados pela criminalidade. O Governo pode dizer que é de TODOS NÓS e DE TODA A BAHIA, mas não é o que vemos nos noticiários, nos boletins de ocorrências e no fatídico cotidiano das cidades baianas. Somos ainda, infelizmente, desiguais em tudo”, conclui.



O mais triste é percebermos que os moradores dessas pequenas cidades, antes de portas abertas hoje já adotam as grades e elevam seus muros para sentirem-se seguros. Nada mais de jardins e quintas à mostra. Todos e Todas estão cada vez mais encarcerados em suas casas. É uma pena chegarmos a esse ponto. Muda-se a paisagem bucólica e a rotina na vida de nosso povo e o governo não consegue eleger suas prioridades e combater efetivamente essa onde de violência. Somos todos vitimas da incompetência e do descaso. Ta na hora de dar um basta !!!.



Com a palavra, o Governador ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário