quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O PELOURINHO QUE NÃO É BOM PARA OS TURISTAS


Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

O Pelourinho de Salvador que não está nos cartões postais

Os comerciantes do Pelourinho cobriram, na manhã de quarta-feira, 2, as fachadas dos antigos casarões do Centro Histórico com panos pretos. Eles também fecharam as portas das lojas a partir de 15h, quando fizeram uma manifestação no Terreiro de Jesus.

Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes do Centro Histórico de Salvador (Acopelô), Lenner Cunha, o ato foi um protesto contra a falta de políticas públicas do prefeito e governador para a região.

Na verdade o pelorinho está largado a mingua, o tal projeto de revitalização nunca sai do papel e sempre uma nova desculpa.

A cidade de Salvador deverá se reinventar, pois está tudo abandonada, é uma vergonha, dá medo, no entorno do MERCADO MODELO é um abandono total, o centro comercial, está uma lástima, casarões antigos abandonados, ao lado do elevador dá medo, segure a sua carteira, seu celular e principalmente a sua câmera digital. O Pelourinho está abandonado, a feira de SÃO JOAQUIM é uma imundice. vergonha . Quem duvidar de mim, vá lá ver e comprove. O povo precisa reagir, antes que seja tarde.
Na verdade também o que mais afasta e assusta os turistas no Pelourinho,é o assédio chato e agressivo, que os vendendores de fitinhas e bujigangas de "prata"(aluminio) fazem aos turistas. chega a ser desconfortante. turista que ser tratado como sua majestade "o turista". senão eles não voltam.

E, os nossos governantes tanto esse prefeito como esse governador, acham que a Bahia vai bem? onde na saúde, na educação, na segurança publica onde até Delegado jovem morre executado na estrada de Camaçari e ainda inventam que foi tentativa de assalto. Incventem outra !!! É uma vergonha!

Tudo isso aí são frutos amargos deste governo horrivel ele quer que a Bahia se exploda.

Prá dizer a verdade, o que é que o Pelourinho além de fachadas pintadas??? Por detrás do centro, onde fica a concentração para as festas encontram-se prostituição e drogas. Infelizmente essa realidade é muito dura. Alguma ação é necessário e esta pode provocar outras tantas outras importantes para a sua revitalização real não virtual. Chega de tanta mentira bolas !!!

Já que o Estado e a Prefeitura abandonaram o Pelorinho,como o resto da cidade,por que não abandonam também a cobrança dos impostos?

Esta é a "Bahia de todos nós", 90% entregue aos bandidos com os cérebros carregados de alcool, maconha, crack cocaina ou cola de sapato que quando entram nos coletivos, pizzarias, churrascarias e restaurantes, só nos resta ajoelhar ou agachar com as mãos na cabeça e orar para que o Sr Jesus nos proteja e que esses filhos do diabo sigam seu caminho sem machucar ou matar alguém..

Salvador está assim. Depois querem falar mal do Rio de Janeiro.

Aqui nem dentro de uma pizzaria ou churrascaria com ar-condicionado e telões, você tem sossego ao lado de sua famíla ou amigos.

Porque tá demais o total abandono e descaso desses governantes...alem da falta de seguranca, policiamento,sujeira sem fiscalizacao nos estabelecimentos da vigilancia sanitaria onde os banheiros sujos...ex: a Cantina da Lua lugar tão bonito, porém precisa fazer uns ajustes no setor limpeza. A arquitetura sem minimo de restauração...pena nossa cidade e tão bonita...vamos ajudar a salvar nossa cidade do descaso publico!

Também é uma vergonha a situação atual do pelourinho. A malandragem controla toda a área. Os turístas são abordados por bebados, vendedores não credenciados e à noite o crack domina. É lamentável, pois o quartel da PM está no local. Que tristeza, pobre Salvador.

Agora Governo do Estado do PT, vocês acham que assim dessa maneira vão valorizar o que foi reconstruido pelo Governo ACM?....Vocês estão redondamente enganados. Vocês são é incompetentes e vingativos e querem destruir tudo que foi feito por ele.
Para atingir a quem ????

Graças ao PT o " partido das trapaças" ,a nossa capital virou uma praça de guerra,nos transformamos no Estado mais violento do país,nossas atrações turisticas estão todas decadentes, os que não gostavam de ACM e não quiseram votar no Paulo Souto baiano legítimo e não um carioca como o Jaques Wagner que não tem nada a ver com a nossa Bahia, contribuiram para essa para essa decadencia, essa desgraça através do Jaques Wagner. Tomara que o povo não cometa outro erro em Outubro.

Interessante é que Antônio Imbassaí o prefeito anterior sempre quis por ordem na casa, e nem sequer foi ao segundo turno, agora muita gente tem que colher o que plantou.

Inclusive o pessoal simpático e trabalhador das barracas de praia que a Prefeitura mandou destruir todas as barracas deixando os barraqueiros de cuia nas mãos e todos os ambulantes que foram na conversa do diabo !!!

Continuando amigos turistas ... Lagoa do abaeté, abandonada com uma invasão terrível bem próxima dela, onde ocorre assaltos, agressões e até estupros, parques abandonados, pelourinho a míngua, a belíssima Praça da Piedade em frente a Secretaria de Segurança Pública, local que tem mais ladrão e pivetes por metro quadrado. As mulheres e os aposentados que digam. Além dessa praça servir de motel, sanitário público, lavanderia e dormitório de mendigos ladrões, sacizeiros e vagabundos......Será mesmo Salvador essa capital do turismo? Ridículo.

Contudo.....Parabéns para os amigos comerciantes que estão tendo o que todos nós precisamos ter: iniciativa, coragem e cidadania!! É isso aí! o dia que o povo perceber a força que tem, a realidade terá a transformação que tanto sonha, apesar desses governos; um morto e o outro incompetente.

O centro histórico, não é só da Bahia mas do Brasil, é onde tudo começou, e está tão abandonado !!!É uma pena ver o pelourinho como está, a população tem até medo de ir ao local .

Tenho 50 anos e cansei de ir ao pelourinho de mãos dadas com minha mãe aos 5 ou 6 anos de idade. Por isso me corta o coração vê-lo abandonado assim .

Fica até parecendo uma vingança perversa às bem-feitorias feitas pelo falecido ACM e seu eficiente grupo que não envergonhavam a Bahia.

Inclusive se ACM fosse vivo ou se não fosse o PT que governasse o nosso Estado ou se nosso governador fosse baiano, a situação das barracas de praia já teria sido resolvida a muitos séculos.

No Pelourinho também, a pobreza está tirando os turistas que circulam todos os dias na região, é óbvia. A quantidade de pedintes nas ruas, principalmente em épocas de temporadas, é alarmante. Aliás, todos os nativos falam inglês, desde pequenos, o necessário para arrumar algo com os estrangeiros. O entorno do Pelourinho é abandonado e tem cor, a pobreza é negra nas comunidades, que não são poucas. Logo ao lado das igrejas históricas, da Casa de Jorge Amado, doELEVADOR LACERDA, pontos que os turistas registram em suas máquinas fotográficas quase que mecanicamente, existem a rua da Independência, da Liberdade e a 28 de Setembro, por exemplo, lugares onde funciona o tráfico varejista de drogas. Tooodo mundo,vê menos a polícia. O crack está devastando gerações, na rua, à luz do dia. Ao me dirigir a Praça da Sé para comprar matriais eletrônicos como faço toda semana, curiosamente no trajeto perguntei a um flanelinha, viciado na droga como é que iam as coisas por ali , e ele me disse que à noite as vielas nos arredores ficam lotadas.

Hipocrsías à parte, todo mundo que circula por ali sabe que só existe tráfico ali graças à polícia local. Volta e meia, agentes da polícia civil aparecem, mas os guardas que permanecem no dia a dia são, no mínimo, omissos ou coniventes com a venda das drogas. Na Bahia, do ano passado para cá, foram mortas cerca de 2.300 pessoas, disse. As cadeias estão lotadas, o destino desses meninos são a morte, a seqüela das violações ou a prisão, milhares deles.

Gente, a realidade é a seguinte: Depois de ACM, sinceramente não vi mais nenhum governante fazer nada pelo Pelourinho essa é a realidade.

Finalizando, que essas e outras barbaridades e absurdos que estão acontecendo aqui em Salvador sirvam de exemplos para as eleiçções vindouras....Só quero ver se teremos esse incompetente do Jacques Wagner por mais 4 anos!
e o incompetente do João Henrique também !!!


JOSE JOAQUIM SANTOS SILVA
jjsound45@hotmail.com

Link Original: http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=11877

Nenhum comentário:

Postar um comentário