terça-feira, 26 de outubro de 2010

Simulado e Protesto Cultural da UNEafro reúne mais de 800 na USP

Mais de 600 estudantes realizaram, neste último sábado, dia 23/10, o Simulado de Redação do ENEM, organizado pela UNEafro Brasil, que atendeu os estudantes dos cursinhos comunitários vinculados ao movimento. O local escolhido foi simbólico: Universidade de São Paulo. O berço das elites racistas de São Paulo foi literalmente ocupado por estudantes de periferias de 18 cidades do estado. Com o apoio do Núcleo de Consciência Negra na USP e do grupo estudantil Sujeito Coletivo, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foi o palco dessa histórica atividade.


Palestra sobre técnica de redação e simulado


Caroline Andrade, professora do Cursinho da Poli, e Jorge Américo, jornalista da Rádio Agência Notícias do Planalto, foram os palestrantes em atividades que deixaram repletos os Auditórios da Geografia e da Escola de Aplicação. Em sua palestra, Jorge lembrou Neruda: “Escrever é fácil, você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca as idéias.”. Após as palestras, os estudantes ocuparam as salas de aula do Prédio da Geografia, onde realizaram a prova que simulou a redação do ENEM.


Protesto Cultural


Após o simulado, um grande picadeiro foi armado no vão da entrada da FFLCH, onde a "estudantada" desfrutou de um grande almoço comunitário. A esta altura o couro já estava comendo com as Comunidades Samba da Toca, Samba da Tenda, Samba Bom Ambiente e Samba dos Correios.



O pagode foi intercalado com intervenções políticas dando conta da história de exclusão que negros/as e pobres sofrem na USP. O grupo de Dança Afro do Ponto de Cultura da UNEafro esquentou um pouco mais aquela tarde, que pegou fogo de vez quando uma grande roda se formou em torno da dança de Jongo, energeticamente batucado pelos artistas do samba.



Estudantes da USP e solidários se juntaram à atividade, que reuniu mais de 800 pessoas durante toda a tarde. “Daqui por diante, a UNEafro ocupará permanentemente a USP com esse tipo de atividade. Até que seja nossa de verdade”, disse a Carol Fonseca, que fez parte da organização do ato.


Veja as fotos da atividade: http://www.uneafrobrasil.org/galeria/galeria_enc20101023.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário