sábado, 14 de maio de 2011

Falta de educação transforma Salvador num chiqueiro

Publicada no Tribuna da Bahia em 14/05/2011

Por Cristiane Felix

A placa instalada pelo município indica, em letras garrafais, que ali é proibido o descarte de lixo, mas o volume de dejetos acumulados revela que essa determinação não chega nem perto de ser respeitada. No final da manhã de ontem, a Tribuna flagrou uma grande quantidade de lixo acumulado bem ao lado da Estação Ferroviária da Calçada.

Fora de sacos e espalhados pelo passeio, que deveria servir como acesso dos pedestres às proximidades do terminal ferroviário, os dejetos sólidos e a poça de chorume revelavam que a área não passa por uma limpeza mais cuidadosa há algum tempo.

O mau cheiro intermitente e a quantidade de moscas fazem com que as pessoas que precisam passar pelo local em direção à estação ferroviária tenham, necessariamente, que desviar pela avenida, que tem fluxo intenso de carros e ônibus. Mesmo a ameaça de ‘sujeito a multa’, presente nos dizeres da placa, parece não inibir aqueles que descumprem a determinação, acumulando lixo em local inapropriado.

De acordo com comerciantes do local, o lixo é jogado ao longo do dia pelos feirantes que montam as barracas logo cedo em frente à Estação e descartam ali todo tipo de material. Além de plástico, papel, latas e garrafas pet, a maior parte do lixo é formada por restos de alimento, que, ao entrarem em contato com chuva e sol, iniciam processo de decomposição e exalam um odor fétido.

A isto soma-se ainda o chorume, líquido de cor escura e cheiro nauseante presente no local que pode ser sentido a metros de distância.

“Esse lixo aí é todo dia. Se vocês voltarem às 18h então, isso já vai ter virado uma montanha. O cheiro é insuportável e o lixo faz com que a nossa loja fique cheia de moscas o dia todo, e para nós, que trabalhamos vendendo carne, é uma vergonha e afasta os clientes”, reclamou um funcionário do açougue que fica do lado oposto do local onde o lixo estava acumulado. “Isso sem contar que os catadores abrem os sacos e espalham o lixo pelo resto do passeio e pela rua, fazendo uma bagunça”, completou.

Ao encontrar em contato com a Limpurb, a reportagem foi informada que a coleta é realizada na região diariamente das 7h às 8h, mas que, ainda assim, alguns cidadãos não respeitam a determinação de não jogar lixo e acabam acumulando ali os dejetos que produzem ao longo de todo o dia.
Hora da coleta desrespeitada

Após receber a informação sobre o acúmulo na tarde de ontem, o órgão enviou uma equipe que, por volta das 16h30, recolheu o lixo e varreu o local. Além da Calçada, a reportagem identificou lixo acumulado também em pontos dos bairros da Liberdade e Sete Portas, também em locais que possuem feiras nas suas proximidades.

No caso da Liberdade, o lixo que também estava depositado no passeio estava em sacos plásticos e também em grande quantidade, no entanto, fora do horário apropriado para a coleta.

Através de sua assessoria de comunicação, a Limpurb informou ainda que nos bairros da região a coleta acontece em dois horários, uma parte pela manhã e outra à noite, e que um estudo está sendo realizado para que a coleta seja unificada e realizada, em sua totalidade, nas primeiras horas da manhã, o que deve ser definido a partir da próxima segunda-feira.

CAMPANHA – O órgão revelou ainda que parte da população de Salvador, a exemplo de moradores e comerciantes da Barra, vinha alegando que não tinha conhecimento do horário da coleta e, por isso, vinha depositando lixo nas vias fora do horário apropriado.

Para evitar o problema, a Limpurb começa também, na próxima semana, uma campanha de conscientização junto à população, com o objetivo de tornar conhecido o horário de realização das coletas e mais adequado o processo de descarte dos resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário