quarta-feira, 7 de julho de 2010

Não Fazemos Parte do Problema Somos a Solução



Segundo previsão do site Expressão Brasil, a quantidade de votos válidos para as eleições de 2010 na Bahia é de aproximadamente, 9.200.000 (nove milhões e duzentos mil eleitore(a)s e um partido precisará de, no mínimo, 145.000 (cento e quarenta e cinco mil) votos para eleger um deputado(a) estadual e 232.000 (duzentos e trinta e dois mil) votos para deputado(a)s federais. Estes dados nos dá uma possibilidade de aferirmos a participação votante da população negra no processo eleitoral.

Não existem dados oficiais sobre o número de eleitores e eleitoras afrodescendentes, mas sabendo que somos mais de 80% desta população e com base nos quantitativos eleitorais exigidos por lei, podemos argumentar que somos aproximadamente, 7.360.000 (sete milhões trezentos e sessenta mil) eleitores e eleitoras afrodescendentes. Com este contingente podemos eleger: 1 governador(a), 2 senadore(a)s, 50 deputado(a)s estaduais e 31 deputado(a)s federais.

Tivemos lideranças negras expressivas postulando vagas em cargos majoritários, em quase todas coligações e partidos, a exemplo de: Ivan Carvalho, engenheiro químico e economista, militante do movimento negro - pleiteou uma vaga ao senado na coligação PT/PCdoB, PSB, PDT, PP, PRB e PSL - Hamilton Assis, historiador, militante do movimento negro - pleiteou uma vaga ao governo no PSOL, João Jorge, mestre em direito, presidente do Olodum, militante do movimento negro - pleiteou uma vaga ao senado no PV. Apesar da representação política eleitoral, nenhuma dessas candidaturas foram contempladas, com o argumento de não possuir votos?

Na verdade, confirmamos que os partidos ditos de esquerda na Bahia ainda são dirigidos por uma maioria branca, mentirosa, racista, homofóbica e machista. Alguns inventaram uma nova modalidade nas escolhas de candidaturas, com exceção do PV e PSOL, não houve discussões com a militância foi tudo feito por acordos e aclamação!

Felizmente, na Convenção Nacional do PSOL, o companheiro Hamilton Assis conquistou a vice-presidência na chapa majoritária nacional para as eleições de 2010. E para surpresa da Bahia a Coligação PMDB, PR, PTB, PSC, PPS, PRP, PRTB, PSDC, PTC, PTN, PMN e PT do B, definiu um nome negro para concorrer a uma vaga ao senado, Edvaldo Brito, doutor em Direito, livre docente em Direito Tributário e vice-prefeito de Salvador.

Com o contingente eleitoral que a população negra representa, podemos ser maioria nas representações proporcionais na Assembléia Legislativa da Bahia, definir quem ocupará o Palácio de Ondina e quem nos representará no Senado e na Câmara Federal.
Vote consciente e certo, sabendo que o poder de mudar estar em nossas mãos. Pós eleição não dá para chorar! ANOSSA DOR, SÓ A GENTE CONHECE!

MOVIMENTO POPULAR PELA IGUALDADE ÉTNICA/RACIAL
E PELA REPRESENTATIVIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário